Header Divider

Roman Polanski: O bebê de Rosemary - 4.0 out of 5based on 1 vote

O bebê de Rosemary: terror como condutor narrativo

O Bebe De Rosemary

 Ano:1968
 Gênero:Terror
 Diretor:Roman Polanski
 Atores:Mia Farrow, John Cassavetes, Ruth Gordon

A obra de terror do gênio Polanski é considerada um dos melhores filmes de terror da história do cinema. De 1968, o filme, por mais que não tenha tido na época uma super produção com mil e um efeitos especiais, sangue jorrando na tela, sustos e gritos a cada minuto, o longa prefere se ater ao horror da trama com um apelo psicológico, ao invés de se embasar no horror forçado de cenas dramáticas e sensacionalistas. Dessa maneira, O Bebê de Rosemary pode ser considerado um filme que vai contra a corrente que vigora no cinema hollywoodianoe blockbuster.

Vamos ao filme! A história mostra a vida de Rosemary (Mia Farow) e Guy Woodhouse (John Cassavetes). O recém casado casal busca uma casa para iniciar sua vida a dois. Eles acham um apartamento ideal em New York, preço que cabe no orçamento e vizinhança agradável. Lá eles conhecem um casal de idosos amistosos chamados Minnie (Ruth Gordon) e Roman Castevet (Sidney Blackmer). No início tudo ocorre às mil maravilhas, mas com o passar dos dias Rosemary fica incomodada tamanha a intromissão dos vizinhos na vida do casal.

O filme ocorre como um sonho, em que mescla a realidade com o imaginário onírico de Rosemary que passa a não saber mais o que é real ou coisa da sua cabeça. Grávida, Rosemary entra em desespero sem saber em quem confiar, sente-se perseguida, inclusive pelo seu próprio marido e fica completamente desamparada. O terror só aumenta e prende o espectador durante toda a trama, com cenas pertinentes e misteriosas, além de diálogos que servem de fio condutor para explicar o inexplicável. 

Ao final, descobre-se o mistério que tanto rondava Rosemary (spoiler): a espera do filho de satã. Os vizinhos e seu próprio marido fazem parte de uma seita que preparam a mulher para dar à luz ao retorno do demônio em carne e osso. Esse tema já foi tratado em muitos outros filmes que vieram depois talvez inspirados no próprio longa, mas nenhum nunca da forma como Polanski tratou, de maneira tão verdadeira, dramática e psicologicamente angustiante. O final também se diferencia do convencional, para surpresa de todos, ao invés de Rosemary tomar uma medida drástica, elam como mãe e protetora do seu rebento decide criar a criança e protegê-la, mesmo estando diante do filho do demo. Pode um roteiro mais arrepiante que esse produção?

Essa angústia que toma conta da personagem principal invade também os telespectadores que se veem envolvidos na trama sem pedir licença e tão nervosos quanto Rose. Mia Farrow consegue transmitir isso tudo de maneira fiel à personagem, sendo um dos melhores filmes da carreira dela. Apesar do destaque da principal, merece ser mencionado a atuação de Ruth Gordon que se entrega ao papel de uma vizinha esquisita, egocêntrica, macabra e até um pouco cômica. Sua incrível atuação não passou despercebida, pois em 1969 a atriz foi contemplada com um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pela atuação.  

O filme também foi indicado ao Oscar de “Melhor Roteiro Adpatado” e não é pra menos, uma vez que Polanski soube com toda sua genialidade transportar o livro de Ira Levin para as telas do cinema. Como não poderia deixar de ser, Roman Polanski faz sua crítica à sociedade com a desconstrução do sonho americano em que existia um casal perfeito, uma esposa submissa e devotada vivendo em um ambiente agradável cercado de vizinhos queridos. Porém, essa “realidade” vai se desfazendo à medida que o filme passa. Polanski e mais uma obra-prima que merece um lugar de destaque nas prateleiras do terror/suspense.

 
4.51111111111Rating 4.50 (1 Vote)
Leia Também
Filmes de Terror
C56275d46fa380d20507ce763859a0eb
Os 10 Melhores Filmes de Terror

Os 10 melhores filmes clássicos de terror Halloween – A Noite do Terror (1980) Nesse super clássico entre os filmes de terror, Michael Myers (Tony Moran), um serial killer que matou sua irmã na...

Filmes de Terror
2190f3fd26aa1609e96ea89eb98210a9
Os 10 Melhores Filmes de Zumbi

Top 10: Melhores Filmes de Zumbi A Noite dos Mortos Vivos (1968) Um satélite cai na Terra liberando uma intensa radiação fazendo com que pessoas mortas se tornem zumbis, saindo às ruas e...

Lista de Filmes
7cb07d158e64ba4f0148e871f429bb24
Filmes de Monstros

10 Melhores Filmes de Monstros Gigantes King Kong (2005) De Peter Jackson, o gigante gorila aparece para aterrorizar os norte-americanos durante a Grande Depressão. Uma atriz, chamada Ann Darrow e...

Facebook Fla 24Twitter Fla 24Linkedin Fla 24Googleplus Fla 24


Config
Filmes Brasileiros Off
Filmes Estrangeiros Off
Filmes Comedia Romantica Off
Filmes Acao Off
Filmes Infantis Off
Filmes Policiais Off
Filmes Faroeste Off
Filmes Medievais Off
Filmes Hq Off
Filmes Religiosos Off
Filmes Antigos
Filmes Musicais Off
Filmes Documentarios Off
Lista Filmes Off