Header Divider

Moonlight: sob a luz do luar

Moonlight Main

Sinopse 
O drama narra a história de um jovem negro que desde sua infância luta para sobreviver na periferia de Miami em uma jornada de auto-conhecimento.
 FICHA TÉCNICA
 Título original:Moonlight
 Ano:2017
 Diretor:Barry Jenkins
 Duração:1h11 min
 Gênero:Suspense/Drama
 Atores:Alex Hibbert, Mahersala Ali, Shariff Earp, Duan Sanderson
 País:Estados Unidos

Divider

Curiosidades

1- O filme levou o Oscar e Globo de Ouro de Melhor Filme de 2017.

2- Também levou Oscar de Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado.

3- Foi indicado nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora.

4- O filme é baseado na peça In Moonlight Black Boys Look Blues, de Tarell McCraney.

5- Brad Pitt participa da produção do filme.

Não há como não se surpreender positivamente com essa obra de arte com a direção e roteiro de Jarry Bankis que traz seu olhar único para retratar uma história que pode ser aplicada em vários contextos em pessoas ao redor do mundo todo que sofrem com preconceito por ser gay, negro e da periferia.

Não bastasse o preconceito por ser da periferia, a jornada de Chiron mostra sua trajetória em busca do auto-conhecimento. Chiron, vêm de uma família periférica desestruturada, sem conhecer seu pai ele mora apenas com a mãe que é viciada em drogas. Sem ter qualquer auxílio da família, ele é um garoto isolado que tenta descobrir sozinho a sua sexualidade e tem de enfrentar o bullying na escola por ser “diferente” dos outros.

Moonlight 1

A narrativa é dividida em três partes: infância, adolescência e vida adulta. É impossível não comparar com Boyhood que segue a mesma divisão, só que diferentemente, demorou 12 anos para ser concluído. Também não há como não lembrar de “Azul é a cor mais quente” ao assistir o drama.

Por mais que sejam abordagens, ritmo e roteiro completamente diferentes, a descoberta pessoal sobre a homossexualidade através de experiências pessoais é a mesma. A diferença é que em “Azul é a cor mais quente” não há a problematização sobre o preconceito, que fica em segundo plano diante do relacionamento lésbico vivido pelas protagonistas.

Moonlight 2

Em Moonlight, Chiron é ajudado por um traficante durante uma de muitas perseguições que sofre por seus colegas da escola. Acuado em um prédio para não apanhar, Juan e sua namorada Teresa aparecem como o alicerce para construir a personalidade do menino que cria laços quase familiares com o casal.

Seu único amigo na escola é Kevin, única pessoa com quem consegue se conectar e com quem descobre sua sexualidade e se apaixona. O filme mostra como é difícil se encaixar nos padrões conservadores impostos pela sociedade e como a marginalização social pode ser dolorosa para as vítimas da periferia, completamente excludente.

Moonlight 3

Destaque para a atuação impecável de todos os atores envolvidos, da direção e roteiro de Jerry Bankis e da filmagem independente, com focos nada convencionais, mas que tornam o espectador alguém participante da história.

A história é atemporal, triste, tocante que traz reflexões importantes com temas representativos e urgentes, desconstroi tabus, naturaliza os relacionamentos independente de gênero, problematiza o preconceito de ser gay, negro e periférico e tudo isso feito de forma poética, pessoal e intensa. Todos os prêmios foram, sem dúvida, muito merecido e essa obra independente deve ser lembrada para a posteridade.

 
01111111111Rating 0.00 (0 Votes)
Facebook Fla 24Twitter Fla 24Linkedin Fla 24Googleplus Fla 24


Config
Filmes Brasileiros Off
Filmes Estrangeiros Off
Filmes Comedia Romantica Off
Filmes Acao Off
Filmes Infantis Off
Filmes Policiais Off
Filmes Faroeste Off
Filmes Medievais Off
Filmes Hq Off
Filmes Religiosos Off
Filmes Antigos
Filmes Musicais Off
Filmes Documentarios Off
Lista Filmes Off