Header Divider

Melhores Filmes Japoneses - 4.0 out of 5based on 1 vote

Melhores filmes japoneses ultrapassam as esferas do terror

Melhores Filmes JaponesesQuem acha que filme japonês bom é só de terror e samurai está muito enganado! Por mais que eles saibam como ninguém fazer esse tipo de filme, não são as únicas produções que eles desenvolvem. Obviamente que esses são os mais conhecidos, pois são os únicos que vêm para o Brasil e olhe lá. Dificilmente no cinema você irá encontrar títulos de filmes japoneses, ainda mais outros gêneros que não sejam de ação ou terror. Infelizmente, esse preconceito persiste e apenas os blockbuster japoneses que arrematam milhões nas bilheterias chegam às salas de cinema.

Eu reconheço que os filmes de terror geralmente são super bem produzidos e que os de samurai são, de fato, muito empolgantes, mas precisamos valorizar os outros gêneros, correto? Um drama japonês que foi muito elogiado pela crítica e foi vencedor da premiação do Asian Pacific Filme Festival foi “Like Father, Like Son”, título original de “Soshite Chichi ni Naru”, venceu nas categorias Melhor Filme e Melhor Diretor. A premiação é considerada um Oscar asiático e é reconhecido mundialmente. 

O surpreendente filme narra a história de uma família que, após seis meses do nascimento de um filho, descobrem que houve uma troca de bebês na maternidade. Como todo bom filme, este terá um remake americano dirigido por Steven Spielberg. Apesar de Spielberg ser um diretor excepcional (eu, particularmente aprecio muito os seus filmes), sempre indico que assista ao original seja qual for a nacionalidade (alemão, francês, indiano, japonês). Por mais que seja mais cômodo assistir o remake, nada se compara à obra original com, muitas vezes, características próprias que não são preservadas na regravação.

Outros filmes que valem a pena ver são todos do cineasta Akira Kurosawa, indubitavelmente um dos maiores diretores de todos os tempos. Seus filmes são clássicos e são disseminados em todo o mundo. Apesar que, ultimamente, seus últimos filmes não tem agradado muito aos fãs, nem a mim, mas os seus antigos continuam como referências. Um filme realmente interessante de Kurosawa é “Rashomon” de 1951 que narra a história de um crime na perspectiva de quatro pessoas diferentes. O filme é tão importante por mostrar contradições, omissões e testemunhos que é utilizado até hoje nos estudos de Direito e Psicologia.

Um filme com uma pegada diferente, assim como todos os filmes nipônicos e anti-hollywoodianos é Hana-Bi. O filme tem cenas de violência bem no estilo Tarantino, com muito sangue jorrando e em contraposição algumas bem amorosas, quando mostra o protagonista em cenas de afeto com sua esposa em estado terminal. O longa tem tudo aquilo de emocionante: mafiosos, vingança, morte e drama. Um outro longa que mostra um aspecto cultural do Japão é “A Partida” que trata da morte e da busca pelo sucesso dos japoneses, em uma sociedade perfeccionista e conservadora. Ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2009.

Para os que curtem dramas românticos, as indicações são: Boku no Hotsukoi Wo Kimi Ni Sasagu e Kimi Ni Todohe. Não se esqueça dos mangás japoneses! Confira os melhores do gênero aqui: Melhores Filmes de Mangá

 
4.51111111111Rating 4.50 (1 Vote)
Leia Também
Filmes Brasileiros
D7d52f954876d6445215c613744ef6bc
Os Melhores Filmes Nacionais

Os 5 melhores filmes brasileiros de todos os tempos O cinema brasileiro tem ganhado cada vez mais espaço nos últimos anos. A valorização do cinema nacional chega até a outros países do continente,...

Facebook Fla 24Twitter Fla 24Linkedin Fla 24Googleplus Fla 24


Config
Filmes Brasileiros Off
Filmes Estrangeiros Off
Filmes Comedia Romantica Off
Filmes Acao Off
Filmes Infantis Off
Filmes Policiais Off
Filmes Faroeste Off
Filmes Medievais Off
Filmes Hq Off
Filmes Religiosos Off
Filmes Antigos
Filmes Musicais Off
Filmes Documentarios Off
Lista Filmes Off