Header Divider

Tim Maia: do leme ao pontal em pouco mais de duas horas

Tim Maia Filme

 Ano:2014
 Gênero:Drama
 Diretor:Mauro Lima
 Atores:Robson Nunes, Babu Santana, Alinne Moraes

Tim Maia, do diretor Mauro Lima estreou recentemente nos cinemas e soube, como ninguém, percorrer todas as nuances da carreira de um dos maiores cantores do Brasil de todos os tempos. Do leme, quando o ator nasce em 1942 até pontal quando narra sua triste morte em 1998, que assolou a multidão de fãs, admiradores e amigos. O filme é baseado no livro biográfico “Vale Tudo – O som e a Fúria de Tim Maia” do jornalista Nelson Motta. O longa tem 2h20 muito bem narrados e construídos em cima da história de um cantor que sofre muitas reviravoltas e altos e baixos.

Nos minutos iniciais do filme, Tim, ainda chamado de “Tião da Marmita” na época, pois ajudava sua família na entrega de pratos caseiros, vai sendo desenhado. Logo no início percebemos sua infância humilde, mas desde já ele demonstra sua personalidade difícil e toda sua força que explode nas telas. Inconformado com sua realidade, porém orgulhoso de suas origens e vislumbrando se tornar um cantor de sucesso, ele forma um grupo musical com outros amigos, como Erasmo e Roberto Carlos, sendo que este último lhe vira as costas quando a fama sob a cabeça.

Todos os seus amigos que faziam parte do grupo vão se tornando bem sucedidos e ele com todo potencial na sua voz vai ficando para trás por falta de oportunidades e, às vezes, dedicação. Em uma tentativa de alavancar sua carreira ele viaja aos Estados Unidos e lá aprende muito sobre a música negra e o soul, fato que poderia ser mais explorado no filme, uma vez que se atenta mais em narrar sua permanência na prisão por porte de drogas e roubo, do que tratar de música.

Porém, sua vida desregrada realmente merece destaque, pois foi o consumo exagerado de drogas somado ao seu egocentrismo, individualismo e oportunismo que tornaram Tim Maia o que ele era. A mistura dessas características com outros como companheirismo e amor traçam o perfil perfeito desse homem. A história é narrada o filme todo por Fábio, um amigo fictício de Tim Maia interpretado por Cauã Reymond. A presença do ator, assim como da global Alinne Moraes, que interpreta a esposa de Tim, não diminuíram em nada o filme. Porém, os atores Robson Nunes – que interpretou Tim Maia na adolescência – e Babu Santana – que interpretou na vida adulta – merecem destaque, pois souberam representar como ninguém a fúria do cantor, com atuações dignas de aplausos.

Quanto à estética do filme podemos dizer que segue os padrões hollywoodianos, ou seja, uma mega produção que envolve um potente som, show de luzes amareladas que explodem nas cenas de apresentações musicais e um figurino impecável que representa, de maneira fiel, a época. O visual de Tim Maia, assim como os seus cortes de cabelo são marcantes, pois ressaltam as diferentes fases da sua vida, digamos do lixo ao luxo. O filme não traz nenhuma renovação e uma linguagem arrojada, mas é um retrato recheado de diálogos verdadeiros, sarcásticos e carregados de humor e palavrões.

Entre idas e vindas, em que os altos podem ser encarados como o seu sucesso musical, permanecendo na primeira posição nas rádios por semanas, os inúmeros shows e aparições em programas de TV e os baixos que podem ser destacados no seu envolvimento com a doutrina Cultura Racional, sua depressão e o envolvimento com as drogas que, em várias fases, prejudicaram sua carreira e, inclusive o levaram a morte em 1998. Todos esses fatos foram preponderantes para criar a figura de Tim Maia, não só um cara caricato e porra louca, mas um cara humano e genuíno com todas as letras. Um belo filme que merece ser comprado para a coleção de biografias, de fato.

 
01111111111Rating 0.00 (0 Votes)
Leia Também
Filmes de Drama
18a7c75b0df00d399308738c54503d78
Os 10 Melhores Filmes de Dramas

Os 10 melhores dramas de todos os tempos Forrest Gump – 1994 O filme retrata uma retrospectiva histórica de 40 anos dos Estados Unidos a partir da visão de Forrest Gump, interpretado por Tom Hanks. Ele...

Lançamentos Filmes 2014
650a1554b769e2385a0d7646673de1a1
Getúlio: Alexandre Borges

Getúlio: os dias que antecederam sua morte Lançamento: 01/05/2014  Gênero: Drama  Diretor: João Jardim  Atores: Tony Ramos, Drica Moraes, Alexandre Borges Sinopse O longa mostra os 19 últimos dias...

Facebook Fla 24Twitter Fla 24Linkedin Fla 24Googleplus Fla 24


Config
Filmes Brasileiros Off
Filmes Estrangeiros Off
Filmes Comedia Romantica Off
Filmes Acao Off
Filmes Infantis Off
Filmes Policiais Off
Filmes Faroeste Off
Filmes Medievais Off
Filmes Hq Off
Filmes Religiosos Off
Filmes Antigos
Filmes Musicais Off
Filmes Documentarios Off
Lista Filmes Off