Header Divider

Goodfellas: um misto de elenco e diálogos dignos de aplausos

Goodfellas

 Ano:1999
 Gênero:Policial
 Diretor:Martin Scorsese
 Atores:Robert De Niro, Ray Liotta, Joe Pesci

Martin Scorsese é um cineasta realmente admirável. Seus roteiros podem não ser os mais originais, pois costuma tratar bastante da máfia em seus filmes mais populares, mas isso não desmerece a maestria com a qual desenvolve as tramas, seleciona os atores para compor as cenas, utiliza os planos sequências e outras tomadas nada convencionais de câmera e a construção dos diálogos sempre envolventes. 

Não é a toa que seja considerado um dos melhores cineastas estadunidenses com seus filmes independentes e fascinantes de se assistir. Para os cinéfilos é um verdadeiro deleite se sentar em frente ao sofá, colocar um filme do Scorsese para rodar e se manter imerso por mais de duas horas, pois seus filmes dificilmente têm menos do que isso.

Godfellas ou “Os Bons Companheiros” como foi traduzido fez muito sucesso desde o ano do seu lançamento em 1990 quando foi indicado a seis estatuetas do Oscar incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor e ganhou 5 prêmios BAFTAs. Em outras organizações foi eleito o melhor filme do ano por diversas vezes. Com um baixo orçamento de US$ 25 milhões, o filme foi campeão de bilheteria, conseguindo um lucro de quase o dobro do valor investido. 

Nomes como Robert De Niro, Joe Pesci e Ray Liotta integram a lista de atores que se consagraram com esse filme e merecem destaque. As atuações são dignas de aplausos! Este talvez não seja o melhor filme de Robert De Niro que teve sua melhor atuação em Taxi Driver, mas definitivamente é a melhor de Ray Liotta e uma das melhores de Joe Pesci que está completamente carismático em Goodfellas.

Os diálogos são divertidos e não economizam em falas, o que, por vezes podem cansar às pessoas que não são adeptas ou se interessam por assuntos de máfia, mas mesmo aqueles que não gostam devem assistir aos filmes de Scorsese sobre a temática, pois ele consegue trazer uma nova ótica do tema para suas produções. Como não se empolgar com os diálogos carregados de ironia, as cenas de violência explícita ou os movimentos de câmera que são uma verdadeira aula de cinema? 

Aliás, este sempre foi um ponto que merece elogios nos filmes de Scorsese. Neste longa, em particular, duas cenas merecem destaque, primeiro, no início quando se apresentam os personagens principais e integrantes da máfia em um bar, a câmera vai passando/andando e mostrando um a um que se manifesta com um cumprimento ao espectador. Outra cena que merece destaque é quando o personagem de Ray Liotta e sua esposa Karen são filmados de costas passando por uma cozinha em direção ao bar e temos uma visão ampla do ambiente, como se estivéssemos acompanhando a cena de perto, seguindo os personagens. Ambas as cenas são muito bem produzidas e interagem com o espectador, assim como a narrativa em off que somente Scorsese sabe usar sem soar amador.

O filme em si pode ser longo demais, com cenas que podem parecer desnecessárias, mas que são compreensíveis, uma vez que o filme é baseado no livro “Wiseguy” de Nicholas Pileggi e que conta a história real da queda de três gângsters que fizeram história. Assim, os detalhes em demasia são necessários para imergir nas características e aspectos cruciais que compõem a complexidade de cada personagem e, que, apesar de serem pessoas desprezíveis, criam certa identificação e carisma com o espectador. Resumindo à grosso modo: uma obra prima obrigatória para qualquer cinéfilo e fã de Scorsese.

 
01111111111Rating 0.00 (0 Votes)
Facebook Fla 24Twitter Fla 24Linkedin Fla 24Googleplus Fla 24


Config
Filmes Brasileiros Off
Filmes Estrangeiros Off
Filmes Comedia Romantica Off
Filmes Acao Off
Filmes Infantis Off
Filmes Policiais Off
Filmes Faroeste Off
Filmes Medievais Off
Filmes Hq Off
Filmes Religiosos Off
Filmes Antigos
Filmes Musicais Off
Filmes Documentarios Off
Lista Filmes Off