Header Divider

Marc Webb: 500 Days of Summer - 4.0 out of 5based on 1 vote

500 Days of Summer: um anti-romance real

500 Days Of Summer

 Ano:2009
 Gênero:Romance, Drama, Comédia
 Diretor:Marc Webb
 Atores:Zooey Deschanel, Joseph Gordon-Levitt, Geoffrey Arend

Muitos podem dizer que este filme do diretor Marc Webb, que conquistou o público no Festival Sundance e no Rio, é uma comédia romântica. Porém, algumas ressalvas quanto a essa afirmação. O filme é, na verdade um anti-romance, fala sobre o amor, mas na perspectiva da falta dele. Quanto à comédia, o filme tem sim humor e uma graça que paira no ar, mas não é isso que predomina no longa nem é a mensagem final que fica para quem assiste. O filme esbanja originalidade e, talvez seja este um dos motivos que mais cativa os cinéfilos, além de mostrar o relacionamento através da perspectiva masculina, diferente do que acontece na maioria dos filmes hollywoodianos. 

Pode-se dizer inclusive que “500 dias com ela” - como foi traduzido – possui semelhanças com o filme marcante “Noivo neurótico, noiva nervosa” do Woody Allen que é um clássico de romance com boas doses de humor, como Woody gosta tanto de fazer. Essa versão contemporânea traz Summer e Tom basicamente como personagens principais. No enredo, Tom (Joseph Gordon-Levitt) se apaixona por Summer (Zooey Deschanel). A originalidade não está no roteiro em si, que aliás é um pouco batido, mas na construção dos personagens. Tom é um garoto tímido, inseguro, já Summer é ardilosa, esperta, egoísta e alheia aos outros.

E assim eles se conhecem. Summer começa a trabalhar no escritório onde Tom trabalha, seu cargo é de assistente do diretor da empresa e o dele de redator de cartões e é lá onde grande parte do romance se desenvolve. O mais interessante é que a história não é contada de forma linear, justamente para não escancarar de uma vez o relacionamento que vive o casal. Assim como a vida, com altos e baixos, assim também acontece no filme que volta e meia mostra alguma crise no tempo presente, mas em seguida mostra um momento de felicidade plena do passado e assim por diante. São através dessas pequenas cenas que vamos conhecendo melhor Summer e Tom como seres individuais, com seus desejos e vontades particulares e assim vamos imergindo cada vez mais no universo de cada um deles. 

Alguns poderão se identificar mais com Tom, já outros com Summer, pois todo mundo já teve um coração partido alguma vez na vida e absolutamente todos já machucaram os sentimentos de pessoas em outros momentos, é assim que a vida é o filme não se propõe iludir, nem parecer um conto de fadas como fazem a maior parte dos filmes de comédias românticas americanas. Neste, ele mostra a verdade nua e crua dos relacionamentos e como é difícil superar uma rejeição amorosa e se afastar das pessoas que queremos bem. 

O filme é um verdadeiro banho de água fria, mas mesmo assim, ele mostra com leveza através das piadas, dos trejeitos dos personagens que a vida segue o seu curso e não importa o que aconteça todos sobrevivem. A trilha sonora é também um dos destaques do filme com músicas de Pixies, Smiths, Regina Spektor e outros nomes conhecidos da música alternativa. Mark Webb conseguiu, definitivamente, imprimir o tom visual da produção de seus clipes bem como o seu bom gosto musical nas telas. Um filme repleto de antíteses, pois se apresenta ao mesmo tempo encantador e doloroso, doce e amargo, mas que deixa uma mensagem marcante ao final. 

 
41111111111Rating 4.00 (1 Vote)
Leia Também
Filmes de Romance
4b78c8466e347de5f7196001068a3099
Brad Pitt: Lendas da Paixão

Lendas da Paixão: tragédia e laços de sangue  Ano: 1999  Gênero: Drama, Romance, Guerra  Diretor: Edward Zwick  Atores: Brad Pitt, Anthony Hopkins, Aidan Quinn Do diretor Edward Zwuick, este filme foi...

Facebook Fla 24Twitter Fla 24Linkedin Fla 24Googleplus Fla 24


Config
Filmes Brasileiros Off
Filmes Estrangeiros Off
Filmes Comedia Romantica Off
Filmes Acao Off
Filmes Infantis Off
Filmes Policiais Off
Filmes Faroeste Off
Filmes Medievais Off
Filmes Hq Off
Filmes Religiosos Off
Filmes Antigos
Filmes Musicais Off
Filmes Documentarios Off
Lista Filmes Off