Header Divider

Jean Pierre-Jeunet: A fabulosa história de Amélie Poulain - 5.0 out of 5based on 1 vote

A fabulosa história de Amélie Poulain

Amelie

 Ano:2002
 Gênero:Comédia
 Diretor:Jean-Pierre Jeunet
 Atores:Audrey Tautou, Mathieu Kassovitz, Rufus

O filme francês dirigido por Jean Pierre-Jeunet de 2002 surpreendeu muito aos seguidores do cinema europeu, uma vez que se diferencia e muito de outros filmes franceses que costumam ser mais imersivos, dramáticos e menos espetaculares. O longa tem um tema aparentemente comum e que poderia ser retratado da forma tradicional, se este fosse o objetivo do cineasta, obviamente. Porém, a história de Amélie, uma garota gentil e inocente que tem problemas e bloqueios em se relacionar com as outras pessoas aparece de uma forma irreverente com uma trilha sonora que combina perfeitamente com o desenrolar da história.

Exceto pelas co-produções realizadas na França e Estados Unidos, os filmes franceses e, europeus de uma forma geral, costumam ser mais carregados e até enfadonhos para algumas pessoas, mas em “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” é diferente. O longa agradou tanto os fãs de cinema europeu quanto seguidores do cinema blockbuster. Essa característica se deve a alguns aspectos do filme, que se diferencia completamente das produções anteriores desse diretor que fez filmes como o Delicatessen e o quarto Alien. 

A história pode ser resumida da seguinte forma: Amélie é uma garota cheia de vibrações e sonhos, mas que nunca teve a chance de desfrutar dos prazeres da vida nem coragem para seguir seu “fabuloso destino”. Ela sempre acatou todas as ordens de seus pais e, assim, ela viveu reclusa por muito tempo sem grandes emoções ou amores na sua vida. Porém, após começar a observar a vida alheia ela começa a descobrir a si mesma e a interferir no cotidiano das pessoas com pequenas intervenções, fazendo o bem à sua maneira para todas as pessoas à sua volta. 

O diretor preza pelo dinamismo das cenas e isso é percebido neste filme, uma vez que tudo acontece de forma rápida e dinâmica, como quando são projetadas imagens e diálogos de forma desconexa e caricata que se referem aos pensamentos e imaginação de Amélie. A película consegue encantar e captar toda sensibilidade do espectador através do uso do onírico, da fábula, da imaginação, das cores que estimulam a visão, dos diálogos dinâmicos que estimulam a audição e das cenas bem formuladas e criativas que são um verdadeiro deleite para os neurônios. 

Sempre preocupado com a estética do filme, o diretor consagra perfeitamente seu estilo gótico nessa produção repleta de detalhes, fatos que tornaram o filme tão consagrado mundo afora. A interpretação de Audrey Tautou como a personagem principal e Mathieu Kassovitz estão realmente excelentes e conquistam a todos pelo carisma e química entre os personagens. A narração em off usada como recurso pelo diretor para contar a história de Amélie torna tudo mais fabuloso, como se fosse um conto de fadas ou uma história de quadrinhos, já que em várias cenas ele coloca a personagem como uma espécie de super heroína. Com uma narrativa vibrante e uma montagem de cenas sincronizadas e primorosas, o longa agradou muito a crítica no seu lançamento e foi um dos maiores sucessos franceses de bilheterias nos Estados Unidos.

 
51111111111Rating 5.00 (1 Vote)
Leia Também
Filmes de Comédia
4d6de909dd5f81868ec95124bf1a1ff6
As 10 Melhores Comédia

Top 10: lista dos melhores filmes de comédia Quem não gosta de dar umas boas gargalhadas em um filme de comédia? A melhor coisa para relaxar é sentar e assistir de forma despretensiosa aos filmes. A...

Facebook Fla 24Twitter Fla 24Linkedin Fla 24Googleplus Fla 24


Config
Filmes Brasileiros Off
Filmes Estrangeiros Off
Filmes Comedia Romantica Off
Filmes Acao Off
Filmes Infantis Off
Filmes Policiais Off
Filmes Faroeste Off
Filmes Medievais Off
Filmes Hq Off
Filmes Religiosos Off
Filmes Antigos
Filmes Musicais Off
Filmes Documentarios Off
Lista Filmes Off