Header Divider

Jake Gyllenhaal: Homem Duplicado - 4.0 out of 5based on 1 vote

O Homem Duplicado trata do existencialismo e critica a sociedade moderna

Enemy Homem Duplicado

 Ano:2013
 Gênero:Drama
 Diretor:Denis Villeneuve
 Atores:Jake Gyllenhaal, Mélanie Laurent, Sarah Gadon

A obra literária de José Saramago é o que inspira o filme Enemy, de Denis Villeneuve. O livro, que serve de base para o roteiro, é cheio de detalhes importantes para ambientar o que realmente se passa na história. Nenhuma informação lá presente é desnecessária e assim o é também no filme. O livro/filme trata de um professor universitário de História que leva uma vida apática e monótona que se resume basicamente às idas e vindas do seu apartamento ao trabalho e vice-versa. Sua única distração é transar com sua namorada todas as noites, praticamente de forma mecânica, robótica e sem vida. Sua rotina se vê transformada quando ele, após uma sugestão de um colega de trabalho, assiste a um filme. Até aí tudo bem, se não fosse por um ator em especial que aparece como coadjuvante e que é fisicamente idêntico a ele.

É a partir disso que a trama começa a se desenvolver. Após essa observação assustadora, Adam fica intrigado e, de certa forma, obcecado em descobrir e conhecer sua "cópia" mais a fundo, descobrir seus hábitos, a rotina de trabalho, conhecer sua família, etc. Assim, ele passa a perseguir o ator e, após o ator tomar conhecimento da semelhança física existente entre eles, ele também fica obcecado pelo professor. O mais interessante é que nem o filme e muito menos o livro se propõe ser uma ficção científica e, por este motivo, em nenhum momento pensamos esse "homem duplicado" ser um clone ou um irmão gêmeo perdido. Ao mesmo tempo que se tem essa certeza, não se sabe ao certo (de início) o que, de fato, explica essa duplicidade medonha.

Assim como o livro, o longa é cheio de simbolismos. Os elementos aparecem de forma sutil o tempo todo, seja nas frases que o professor profere na sala de aula falando sobre as ditaduras ao redor do mundo, seja nos cartazes dos Panteras Negras - movimento negro nacionalista e, posteriormente, de cunho marxista que surgiu nos Estados Unidos na década de 60 - que aparecem em dois momentos no filme e praticamente passam despercebidos. A passagem é sutil, quase velada e serve para embasar ainda mais a crítica à sociedade moderna, mas sem se perder, nem tirar o foco principal da narrativa que é sobre o existencialismo.

O filme carrega um tom obscuro e tenso, em que mostra como a obsessão transforma as pessoas e como encontrar alguém fisicamente igual a si mesmo destrói toda a identidade e reputação própria já construída até então, levando-a a loucura. Não é exagero dizer que o longa traz referências a outra excelente obra literária, a de Franz Kafka. Alguns elementos como a aranha que aparece nos momentos oníricos do filme, podem ser relacionadas, de certa forma, com o inseto de "A Metamorfose". Além disso, assim como o livro de Kafka o filme revela os monstros internos existentes nos indivíduos e como as pessoas podem sucumbir a isso facilmente, se acostumando e vivendo na sombra da sua própria escuridão.

Em um primeiro momento, a impressão que se tem sobre o filme é a de não saber se é bom ou não e se ele atingiu às expectativas, alcançou o seu propósito, mas basta reservar um tempo para reflexão acerca do filme para que se perceba que o filme cumpriu o seu papel de mexer com o inconsciente das pessoas. Incrível como, mesmo após dias de tê-lo visto, imagens e frases repassadas no filme insistem em surgirem sem aviso na mente dos telespectadores. Não se trata de ser uma espécie de lavagem cerebral, mas o filme realmente cutuca questões obscuras que todo ser humano resguarda no seu íntimo, como não saber sobre sua real identidade. Por isso, o filme não se propõe explicar quem é a cópia, apesar de ficar implícito que tudo não passa de pensamentos confusos e sonhos advindos do próprio personagem principal, mas sim provocar e levar as pessoas à reflexão sobre o tema.

 
4.51111111111Rating 4.50 (1 Vote)
Leia Também
Filmes de Drama
18a7c75b0df00d399308738c54503d78
Os 10 Melhores Filmes de Dramas

Os 10 melhores dramas de todos os tempos Forrest Gump – 1994 O filme retrata uma retrospectiva histórica de 40 anos dos Estados Unidos a partir da visão de Forrest Gump, interpretado por Tom Hanks. Ele...

Lançamentos Filmes 2014
650a1554b769e2385a0d7646673de1a1
Getúlio: Alexandre Borges

Getúlio: os dias que antecederam sua morte Lançamento: 01/05/2014  Gênero: Drama  Diretor: João Jardim  Atores: Tony Ramos, Drica Moraes, Alexandre Borges Sinopse O longa mostra os 19 últimos dias...

Facebook Fla 24Twitter Fla 24Linkedin Fla 24Googleplus Fla 24


Config
Filmes Brasileiros Off
Filmes Estrangeiros Off
Filmes Comedia Romantica Off
Filmes Acao Off
Filmes Infantis Off
Filmes Policiais Off
Filmes Faroeste Off
Filmes Medievais Off
Filmes Hq Off
Filmes Religiosos Off
Filmes Antigos
Filmes Musicais Off
Filmes Documentarios Off
Lista Filmes Off