Header Divider

Fragmentado: a volta à boa forma de Shayamalan

Split Main

Sinopse 
Kevin (James McAvoy) possui 23 personalidades distintas e consegue alterná-las quimicamente em seu organismo. Certo dia ele rapta três adolescentes que encontra em um estacionamento. Vivendo em cativeiro, elas passam a conhecer as diferentes facetas de Kevin e precisam encontrar algum meio de escapar.
 FICHA TÉCNICA
 Título original:Split
 Ano:2017
 Diretor:M. Night Shyamalan
 Duração:1h17 min
 Gênero:Suspense/Terror
 Atores:Anya Taylor-Joy, Betty Buckley, Brad William Henke, Haley Lu Richardson, Jalina Mercado, James McAvoy, Jessica Sula, Kim Director, Lyne Renee, Maria Breyman, Neal Huff, Sebastian Arcelus, Steven Dennis
 País:Estados Unidos

Divider

Curiosidades

1- Joaquin Phoenix é quem estrelaria o filme. Mas ele não entrou em acordo com os produtores e foi substituído por James McAvoy.

2- James McAvoy quebrou sua mão durante as filmangens quando socou uma porta insatisfeito com sua atuação.

3- Em Fragmentado, Shyamalan aparece como o porteiro do prédio onde o Dra. Fletcher trabalha. Sua aparições são comuns em seus filmes.

4- Esse é o quinto filme de Shyamalan a ultrapassar a barreira de US$ 100 milhões nas bilheterias americanas. Seu faturamento total, até o momento, é de mais de US$ 250 milhões nas bilheterias mundiais.

5- O filme custou 9 milhões de dólares para ser produzido.

Shyamalan é, sem dúvida, um dos meus cineastas preferidos quando se trata de filmes de terror/suspense. O diretor e roteirista é um verdadeiro gênio nesse gênero de filmes e alguns de seus filmes mais marcantes nesse sentido foram: Sinais, A Vila, O Sexto Sentido e Corpo Fechado. Em Fragmentado ele mantém o nível de qualidade e supera seus últimos filmes. No longa, como é comum em suas narrativas, ele trata novamente de questões que permeiam o sobrenatural.

O filme é inspirado em uma história real de Milligan que, em 1990, foi diagnosticado com 20 personalidades diferentes e, por conta disso, foi inocentado das acusações de estupro, uma vez que quando realizou os atos não estaria em plena consciência de si mesmo. O filme não é um relato fiel da história de Milligan, mas certamente serviu de inspiração para Shayamalan.

Split 1

Na trama, Kevin (James McAvoy) tem Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI) e alterna entre 24 personalidades diferentes. Dentre as personalidades está um estilista homossexual, uma mulher afetada, uma criança de 9 anos, um homem místico, outro metódico e com tendências abusivas, dentre outras personalidades menos abordadas. A atuação de James McAvoy merece destaque e aplausos, pois o ator alterna de uma personalidade para outra utilizando feições e trejeitos surpreendentes.

O filme tem início em uma comemoração de aniversário de uma garota. Enquanto ela e suas amigas se divertem, uma delas, Casey Cooke (Anya Taylor-Joy) permanece isolada e em silêncio. Na hora de ir embora, o pai da aniversariante oferece uma carona para a menina e mais uma amiga de sua filha. No estacionamento o pai é desacordado e as três meninas são raptadas por Kevin que as leva para um cativeiro. Presas e desesperadas elas precisam encontrar uma forma de escapar. Enquanto isso, vamos descobrindo as múltiplas personalidades de Kevin.

Split 2

No longa, Shayamalan investe em close-ups com lentes grandes-angulares para mostrar com detalhes as expressões dos atores e desfocando o entorno. A técnica caiu como uma luva no filme e é um recurso diferente do que usa em outros filmes com a lente extracampo que amplia os cenários.

O filme traz questões sobrenaturais, mas também trata de abuso sexual, uma vez que o personagem principal e a raptada Cassey passaram por situações semelhantes de abusos na infância. Com esse tema acrescido no roteiro não há como o filme não ser indigesto. Mesmo com cenas e narrativas pesadas, o tom do filme tende algumas vezes para o humor e sarcasmo, especialmente por algumas atuações divertidas de algumas personalidades de Kevin que trazem mais “leveza” ao longa.

Esse filme aparece como salvação, para limpar o nome do cineasta que havia derrapado em filmes mais recentes como “Fim dos Tempos” e “O Último Mestre do Ar” que receberam uma surra de críticas negativas. Aparentemente Shayamalan voltou à sua boa forma. Veremos nos próximos!

 
01111111111Rating 0.00 (0 Votes)
Facebook Fla 24Twitter Fla 24Linkedin Fla 24Googleplus Fla 24


Config
Filmes Brasileiros Off
Filmes Estrangeiros Off
Filmes Comedia Romantica Off
Filmes Acao Off
Filmes Infantis Off
Filmes Policiais Off
Filmes Faroeste Off
Filmes Medievais Off
Filmes Hq Off
Filmes Religiosos Off
Filmes Antigos
Filmes Musicais Off
Filmes Documentarios Off
Lista Filmes Off