Header Divider

Roman Polanski: O bebê de Rosemary - 4.0 out of 5based on 1 vote

O bebê de Rosemary: terror como condutor narrativo

O Bebe De Rosemary

 Ano:1968
 Gênero:Terror
 Diretor:Roman Polanski
 Atores:Mia Farrow, John Cassavetes, Ruth Gordon

A obra de terror do gênio Polanski é considerada um dos melhores filmes de terror da história do cinema. De 1968, o filme, por mais que não tenha tido na época uma super produção com mil e um efeitos especiais, sangue jorrando na tela, sustos e gritos a cada minuto, o longa prefere se ater ao horror da trama com um apelo psicológico, ao invés de se embasar no horror forçado de cenas dramáticas e sensacionalistas. Dessa maneira, O Bebê de Rosemary pode ser considerado um filme que vai contra a corrente que vigora no cinema hollywoodianoe blockbuster.

Vamos ao filme! A história mostra a vida de Rosemary (Mia Farow) e Guy Woodhouse (John Cassavetes). O recém casado casal busca uma casa para iniciar sua vida a dois. Eles acham um apartamento ideal em New York, preço que cabe no orçamento e vizinhança agradável. Lá eles conhecem um casal de idosos amistosos chamados Minnie (Ruth Gordon) e Roman Castevet (Sidney Blackmer). No início tudo ocorre às mil maravilhas, mas com o passar dos dias Rosemary fica incomodada tamanha a intromissão dos vizinhos na vida do casal.

O filme ocorre como um sonho, em que mescla a realidade com o imaginário onírico de Rosemary que passa a não saber mais o que é real ou coisa da sua cabeça. Grávida, Rosemary entra em desespero sem saber em quem confiar, sente-se perseguida, inclusive pelo seu próprio marido e fica completamente desamparada. O terror só aumenta e prende o espectador durante toda a trama, com cenas pertinentes e misteriosas, além de diálogos que servem de fio condutor para explicar o inexplicável. 

Ao final, descobre-se o mistério que tanto rondava Rosemary (spoiler): a espera do filho de satã. Os vizinhos e seu próprio marido fazem parte de uma seita que preparam a mulher para dar à luz ao retorno do demônio em carne e osso. Esse tema já foi tratado em muitos outros filmes que vieram depois talvez inspirados no próprio longa, mas nenhum nunca da forma como Polanski tratou, de maneira tão verdadeira, dramática e psicologicamente angustiante. O final também se diferencia do convencional, para surpresa de todos, ao invés de Rosemary tomar uma medida drástica, elam como mãe e protetora do seu rebento decide criar a criança e protegê-la, mesmo estando diante do filho do demo. Pode um roteiro mais arrepiante que esse produção?

Add a comment

Leia mais...

Filmes de Terror com Palhaços - 3.7 out of 5based on 3 votes

Palhaços no cinema costumam assustar espectadores 

Filmes De Terror Com PalhacosPalhaços aterrorizantes que entram em cena em filmes de terror não assustam apenas crianças. Quem nunca? Realmente, essas criaturas bizarras só fazem a alegria da galera na vida real (e olhe lá). Muitas pessoas tem fobia de palhaço e não podem se deparar com um no circo ou na rua que já tremem na base, entram em pânico e torcem para que um buraco se abra no chão. Porém, qualquer pessoa, mesmo livre de fobias se assustará com os palhaços selecionados abaixo e que protagonizam filmes de terror.

Por mais “aparentemente” carismáticos que essas figuras sejam, não é preciso muito para que eles assustem a nós pobres mortais. Os fatores que causam essa estranheza são: maquiagem intensa a começar pela boca gigante e vermelha que parece que vai engolir alguém, as roupas coloridas e extravagantes fora do comum, o rosto branco apático e a cabeleira vermelha que mais parece ter sido comprada no inferno. Fora os olhos esbugalhados e vermelhos que aparecem em alguns personagens. Realmente muito bizarro! 

Confira a lista abaixo dos filmes mais “tensos” de palhaço para assistir e nunca mais ir ao circo.

Add a comment

Leia mais...

Facebook Fla 24Twitter Fla 24Linkedin Fla 24Googleplus Fla 24


Config
Filmes Brasileiros Off
Filmes Estrangeiros Off
Filmes Comedia Romantica Off
Filmes Acao Off
Filmes Infantis Off
Filmes Policiais Off
Filmes Faroeste Off
Filmes Medievais Off
Filmes Hq Off
Filmes Religiosos Off
Filmes Antigos
Filmes Musicais Off
Filmes Documentarios Off
Lista Filmes Off