Header Divider

Steve McQueen: Shame - 4.0 out of 5based on 1 vote
Shame Main

Shame: vício sexual tratado como arte

fargo poster

Sinopse 
Brandon (Michael Fassbender) é um homem bem sucedido que trabalha em uma firma e mora sozinho em um apartamento confortável em Nova York. Leva uma vida solitária e resumida a sexo, uma vez que sofre de erotomania e só pensa nisso. Sua rotina e seu segredo começa a ser ameaçado com a chegada de sua irmã Sissy (Carey Mulligan), que aparece de surpresa para morar com ele, causando reviravoltas em sua vida.
 
 FICHA TÉCNICA
 Título original:Shame
 Ano:2012
 Diretor:Steve McQueen
 Duração:1h39
 Gênero:Drama
 Atores:Michael Fassbender, Carey Mulligan, James Badge Dale
 País:Reino Unido

Divider

Curiosidades

1- Trata-se do segundo longa metragem do premiado diretor de “Hunger”
2- Teve um tempo recorde de filmagem de apenas 25 dias.
3- O ator Michael Fassbender também trabalhou no filme Hunger do mesmo diretor.
4- O diretor de fotografia San Bobbitt também é o mesmo de Hunger.
5- A companhia Fox Searchlight Pictures gastou apenas US$ 400 mil para distribuir o filme nos EUA
6- Ganhou como Melhor Filme e Melhor ator no Festival de Veneza em 2011.

Shame já começa com cenas que dizem muito sobre o filme. Um corpo nu, deitado, ou melhor dizendo, estatelado em uma cama. Trata-se de Brandon (Michael Fassbender), um homem de meia idade, bem sucedido profissionalmente, solitário, mas com uma doença: erotomania. Brandon é viciado em sexo e, no seu tempo livre só consegue pensar e fazer isso. Até mesmo no seu trabalho ele precisa dos seus intervalos para se masturbar nos banheiros públicos. A noite, seu passatempo é assistir a vídeos eróticos, contratar prostitutas ou transar com outras mulheres em cantos escuros de Nova York. Sua vida se resume a isso, mas ele não se resume a isso. Perdido, Brandon só quer se livrar desse problema e ter uma vida normal próximo às outras pessoas e da sua irmã.

Shame 1

O sexo como drama

O nu é bastante abordado neste filme do diretor Steve McQueen, aclamado pelo seu trabalho anterior em “Hunger” com o mesmo ator inclusive. O objetivo é estampar o nu sem pudor e sem glamour. O que existe no filme são cenas de sexo corriqueiras, mas sem nenhum erotismo. O objetivo do filme é tratar o sexo como um martírio para Brandon, que carrega esse fardo de ser viciado em sexo e não conseguir se controlar. Em vários momentos, principalmente quando sua irmã mais nova chega de surpresa para morar com ele, ele tenta se livrar desse problema se afastando dos seus hábitos despudorados, jogando fora revistas, laptop e filmes pornográficos. 

Shame 2

Porém, o máximo que conseguiu resistir foi por alguns dias e, tal qual como uma droga, ele teve recaídas. As cenas em que Brandon sai à cidade a procura de sexo é angustiante, principalmente em uma cena em que, impossibilitado de entrar numa casa de sexo hétero ele se dirige a uma boate homossexual, no desespero pelo sexo, para satisfazer seu desejo incontrolável. A presença de sua irmã em sua vida faz com que ele se sinta acuado, envergonhado e angustiado com toda a situação por se ver naquela situação, por mais que sua irmã Sissy não saiba de seu problema.

Shame 3

Cenas longas e câmera parada

O filme todo é composto por cenas longas, algumas de 4 minutos como a cena de jazz e um encontro no restaurante que dura 6 minutos de câmera completamente parada. Uma outra cena de Brandon correndo dura 2 minutos completos, podendo ser desinteressante para alguns espectadores. O objetivos dessas cenas longas e sem grandes movimentações não é provocar sono no telespectador, mas proporcionar choques de realidade, como se a câmera fosse um observador atento a tudo, porém, sem interferir nas cenas. Um recurso muito utilizado também é a filmagem de lado mostrando apenas o perfil do rosto dos personagens ou de costas, sem poder observar as reações do rosto, o que é um recurso bastante irreverente e inusitado.

Shame 4

Sem explicações

O filme se passa no presente sem explicações sobre o passado. Percebe-se, claramente, que Brandon passou por alguma situação no passado que possa ter condicionado a erotomania e que sua irmã também problemática por tentar se suicidar várias vezes, inclusive ao final do filme quando não tem a atenção de seu irmão, passou por algum trauma. Porém, isso não é abordado. Eles só tem um ao outro e cada um se afunda em seus próprios problemas humanos chegando à beira do poço. A vida degradante que ele leva se fortalece com a convivência com sua irmã, que está cheia de problemas emocionais e é extremamente possessiva. O filme não se pretende erótico e nem apelar para a piedade da situação, mas estampar, sem sentimentalismo e até mesmo com certa frieza uma imagem sexual cruel que jamais havia sido vista no cinema.

Shame 5

Trailer de Shame de Steve McQueen

E você já assistiu? O que acha desse filme? Deixe suas considerações nos comentários. Curta nossa página no Facebook para acompanhar as novidades!

 

Outros filmes do diretor

  • Código de conduta (2015)
  • 12 anos de escravidão (2013)
 
4.51111111111Rating 4.50 (1 Vote)
Leia Também
Filmes de Drama
18a7c75b0df00d399308738c54503d78
Os 10 Melhores Filmes de Dramas

Os 10 melhores dramas de todos os tempos Forrest Gump – 1994 O filme retrata uma retrospectiva histórica de 40 anos dos Estados Unidos a partir da visão de Forrest Gump, interpretado por Tom Hanks. Ele...

Lançamentos Filmes 2014
650a1554b769e2385a0d7646673de1a1
Getúlio: Alexandre Borges

Getúlio: os dias que antecederam sua morte Lançamento: 01/05/2014  Gênero: Drama  Diretor: João Jardim  Atores: Tony Ramos, Drica Moraes, Alexandre Borges Sinopse O longa mostra os 19 últimos dias...

Facebook Fla 24Twitter Fla 24Linkedin Fla 24Googleplus Fla 24


Config
Filmes Brasileiros Off
Filmes Estrangeiros Off
Filmes Comedia Romantica Off
Filmes Acao Off
Filmes Infantis Off
Filmes Policiais Off
Filmes Faroeste Off
Filmes Medievais Off
Filmes Hq Off
Filmes Religiosos Off
Filmes Antigos
Filmes Musicais Off
Filmes Documentarios Off
Lista Filmes Off