Header Divider

Fargo Main

Fargo: uma história trágica contada de forma cômica

O longa dos irmãos Coen traz uma história banal que se transforma em uma grande tragédia baseada em uma sucessão de erros no mínimo irônica

fargo poster

Sinopse 
A história é narrada em 1987 em Fargo, na Dakota do Norte. O gerente de uma revendedora de automóveis se vê desesperadamente endividado e, em um lapso para conseguir dinheiro, faz um acordo com dois bandidos para sequestrar sua própria esposa e obter o dinheiro do resgate do seu sogro para sanar suas dívidas, mas o que era para ser algo meramente armado torna-se em uma sucessão de erros e mortes imprevistas.
 
 FICHA TÉCNICA
 Título original:Fargo
 Ano:1996
 Diretor:Joel Coen, Ethan Coen
 Duração:98 min 
 Gênero:Comédia
 Atores:William H Macy, Frances McDormand, Steve Buscemi, Peter Stormare, Kristin Rudrud, Harve Presnell, Tony Denman, Gary Houston, Melissa Peterman, Steve Reevis.
 País:Reino Unido/EUA

Divider

Curiosidades

1 - No início, o filme brinca que se trata de uma história verídica, mas na verdade, foi um roteiro inventado pelos geniais irmãos Coen.
2 - O filme se passa inteiramente na neve, porém, o filme foi filmado próximo da primavera fazendo com que a neve começasse a derreter, por este motivo eles tiveram que filmar algumas cenas várias vezes em locais diferentes.
3 - Os irmãos Coen trabalharam com o ator Steve Buscemi em cinco filmes ao todo.
4 - Os irmãos Coen trabalharam com a atriz Frances McDormand em sete filmes.
5 - O filme ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original.
6 - Frances McDormand ganhou o Oscar de Melhor Atriz.
7 - Os diretores ganharam como Melhor Diretor no Bafta, Festival de Cannes, Independent Spirit Awards e Globo de Ouro.
8 - O filme fez tanto sucesso que deu origem a uma série televisiva.
9 - A atriz Frances McDormand é casada com o diretor Joel Coen.

O filme começa dizendo de forma cômica que os fatos narrados são baseados em fatos reais, mas bastam alguns minutos para perceber que a afirmação não passa de uma farsa e mais uma piada dos divertidos irmãos Coen. Logo de início, portanto, se percebe o que está por vir. Fargo é uma comédia que foge completamente ao lugar comum das outras comédias e, apesar de ser um filme policial, também nada se assemelha aos filmes comerciais com perseguições mirabolantes a que estamos acostumados nas filmagens hollywoodianas.

Fargo 1

Os irmãos Coen nos entregam um filme com situações imprevisíveis que por mais inacreditáveis que sejam acabam por se tornar clichês e cotidianas pela forma natural em que é narrada, com mortes banais sem cortes e movimento de câmera que, em muitos momentos nos lembram os filmes de Tarantino com cenas de tiros cruas e intensas. O contraste do sangue com a neve branca é proposital e cria um efeito significativo, como um registro fotográfico na mente do espectador. Além disso, a neve também tem o propósito de relacionar a frieza e a forma superficial com que os personagens encaram a realidade e agem com apatia e monotonia, reações típicas em uma cidade interiorana.

Bons atores geram boas atuações

Steve Buscemi rouba as cenas logo nos primeiros minutos de cena. Na primeira cena, em que ele aparece, em uma mesa de bar acompanhado de seu comparsa e contracenando com William H. Macy ele, logo de cara, se mostra mais carismático com seus trejeitos espontâneos e olhares sugestivos. Não é preciso falar muito para que se entenda o que ele está pensando. Basta um olhar de horror, espanto, medo ou sadismo para que se crie uma identidade direta com o personagem, mesmo ele sendo um marginal. Aliás, não existe diferenciação entre heróis e vilões, é comum criarmos uma identificação com os “bad guys” nos filmes dos Coen.

Fargo 2

Frances McDormand também é uma das personagens mais marcantes desse filme. Na película ela faz uma xerife grávida que procura resolver os mistérios dos assassinatos envolvidos com o sequestro e, suas expressões faciais, também são impagáveis. Seu rosto expressivo sugerem seus pensamentos e o estilo pacato, natural e fatalista que ela age diante dos acontecimentos é o que mais fica marcado em sua atuação digna de aplausos. Não é a toa que ganhou o Oscar de Melhor Atriz, devidamente merecido.

Humor inteligente nos filmes dos irmãos Coen

Este talvez tenha sido um dos filmes pioneiros dos irmãos Coen no gênero comédia. Porém, não se trata de uma comédia escrachada, permeada por piadas sem graças e frases de efeito. Na verdade, o que torna o filme dos irmãos Coen tão atrativo, instigante e magnético são as cenas carregadas de ironia como as contradições presentes em alguns relances, as frases espontâneas dos personagens e a forma como eles encaram os fatos de forma conformista, como se nada estivesse acontecendo por mais que muitas mortes, tiros e sangue tenham sido derramados. 

Fargo3

O que tinha tudo para ser chocante e impactante ganha, em vez disso, tons mais cômicos. A mesma linha segue o filme “Queime depois de ler” de 2008 dos mesmos diretores e também com a participação da atriz Frances McDormand. Neste outro longa, o que se percebe também, é uma sucessão de acontecimentos aparentemente absurdos, mas que ao final parecem normais e criam identificação com o espectador. Um roteiro improvável, em que tudo é possível e que merece ser apreciado minuto a minuto #ficaadica

Trailer de Fargo, dos irmãos Coen

 

E você já assistiu? O que acha desse filme? Deixe suas considerações nos comentários Curta nossa página no Facebook para acompanhar as novidades!

Outros filmes dos diretores

  • Queime depois de ler (2008)
  • Gosto de Sangue (1984)
  • Arizona Nunca Mais (1987)
  • Ajuste Final (1990)
  • Barton Fink – Delírios de Hollywood (1991)
  • Na Roda da Fortuna (1994)
  • O Grande Lebowski (1998)
  • E aí meu irmão, cadê você? (2000)
  • O Homem que não estava lá (2001)
  • O amor custa caro (2003)
 
01111111111Rating 0.00 (0 Votes)
Leia Também
Filmes Policiais
A2116d8004dbc3bda89063a396df9c26
Polanski: Busca Frenética

Busca Frenética traz trama policial de tensão e cenas longas sem cortes Sinopse Richard Walker (Harrison Ford) é um médico que viaja a negócios com sua esposa Sondra (Betty Buckley) a Paris. Porém,...

Filmes de Comédia
4d6de909dd5f81868ec95124bf1a1ff6
As 10 Melhores Comédia

Top 10: lista dos melhores filmes de comédia Quem não gosta de dar umas boas gargalhadas em um filme de comédia? A melhor coisa para relaxar é sentar e assistir de forma despretensiosa aos filmes. A...

Facebook Fla 24Twitter Fla 24Linkedin Fla 24Googleplus Fla 24


Config
Filmes Brasileiros Off
Filmes Estrangeiros Off
Filmes Comedia Romantica Off
Filmes Acao Off
Filmes Infantis Off
Filmes Policiais Off
Filmes Faroeste Off
Filmes Medievais Off
Filmes Hq Off
Filmes Religiosos Off
Filmes Antigos
Filmes Musicais Off
Filmes Documentarios Off
Lista Filmes Off