Header Divider

Fernando Coimbra: O Lobo atrás da Porta - 4.5 out of 5based on 2 votes

O Lobo atrás da Porta

O Logo Atras Da Porta

 Ano:2013
 Gênero:Drama
 Diretor:Fernando Coimbra
Atores:Thalita Carauta, Juliano Cazarré, Milhem Cortaz

O enredo do filme de Fernando Coimbra narra o drama de um casal, Bernardo (Milhem Cortaz) e Sylvia (Fabiula Nascimento) que tem a filha sequestrada. Ao chegar à delegacia e ao serem interrogados, ambos separados, percebe-se que existe uma relação extraconjugal do pai com Rosa (Leandra Leal), e, após isso, percebe-se a existência de uma teia intrigante de mentiras envolvendo esse triângulo amoroso e que inclusive, isso pode ter ligação com o rapto da garota.  

O filme logo nos seus primeiros minutos já mostra que as atuações serão um espetáculo a parte, ficamos sensibilizados quando o delegado (Juliano Cazarré) está interrogando a mãe, Sylvia, e ao fazer uma pergunta, aparentemente, sem sentido, ela já em lágrimas diz “chega”. E, nessa mesma cena, temos uma ótima sacada do diretor, em que deixa a câmera focar apenas a mãe evidenciando assim todo seu drama particular e descontrole emocional com a situação.

Como não rir da visível irritação misturada ao humor negro do delegado ao interrogar a possível sequestradora, Rosa, ao soltar a frase “gostava de comer homem casado?” e segundos depois ao falar “começa a pensar em uma profissão nova porque, sinceramente, dona de creche está difícil” direcionada à professora que liberou a criança à desconhecida.

A narrativa gasta cerca de 30 minutos em um jogo de reviravoltas, mentiras e subtramas que é mostrado, às vezes, com o auxílio da narração em OFF, na forma visual ao invés da falada e isso só ajuda a manter o ritmo rápido da trama. Depois desse ponto, certo personagem decide, por livre e espontânea pressão do delegado, contar a história verdadeira, e nesse momento, está um dos diálogos mais divertidos, inteligentes e reais do filme. Também nessa cena o delegado dá adeus à sua participação na película.

Após isso, quase tudo que foi mostrado na tela é recontado agora de forma cronológica, sem cortes e sem mentiras. Também é a partir desse ponto que a narrativa ganha, ainda mais, sinais de suspense, para culminar com uma reviravolta surpreendente de deixar qualquer espectador, até os mais experientes, aterrorizado.

Voltando às atuações, destaque em especial para Leandra Leal que nos entrega uma jovem meiga, confusa e insegura, porém vai mostrando ser mais madura e consciente ao que sugere o início da trama. Milhem Cortaz (o eterno capitão Fabio de Tropa de Elite) mais uma vez se mostra muito competente ao entregar três personalidades diferentes para um mesmo personagem, hostil e arrogante com a esposa, dócil e agradável com a amante, e o terceiro é um completo ser humano, aquele que quando as coisas apertam, age por impulso e resolve o problema sem importar-se com as consequências. Fabiula Nascimento, do trio de protagonista é a que menos ganha espaço, porém não deixa a desejar quando aparece em cena. Juliano Cazarré interpreta um personagem tão bom que faz sentir saudades de sua atuação depois da sua precoce partida. Menção honrosa à Thalita Carauta interprete da “Bete”, uma típica brasileira da periferia, com linguajar vulgar e bem gestual, bem ao estilo barraqueira, como costumam dizer.

O Lobo Atrás da Porta mostra que sempre pode existir um lobo mal dentro da pele do, ser humano, cordeiro, só basta um motivo para aflorar/emergir esse monstro.

Colaboração de Herlan Germano - herlan.germano@gmail.com

 
4.751111111111Rating 4.75 (2 Votes)
Facebook Fla 24Twitter Fla 24Linkedin Fla 24Googleplus Fla 24


Config
Filmes Brasileiros Off
Filmes Estrangeiros Off
Filmes Comedia Romantica Off
Filmes Acao Off
Filmes Infantis Off
Filmes Policiais Off
Filmes Faroeste Off
Filmes Medievais Off
Filmes Hq Off
Filmes Religiosos Off
Filmes Antigos
Filmes Musicais Off
Filmes Documentarios Off
Lista Filmes Off