Header Divider

Tim Maia: do leme ao pontal em pouco mais de duas horas

Tim Maia Filme

 Ano:2014
 Gênero:Drama
 Diretor:Mauro Lima
 Atores:Robson Nunes, Babu Santana, Alinne Moraes

Tim Maia, do diretor Mauro Lima estreou recentemente nos cinemas e soube, como ninguém, percorrer todas as nuances da carreira de um dos maiores cantores do Brasil de todos os tempos. Do leme, quando o ator nasce em 1942 até pontal quando narra sua triste morte em 1998, que assolou a multidão de fãs, admiradores e amigos. O filme é baseado no livro biográfico “Vale Tudo – O som e a Fúria de Tim Maia” do jornalista Nelson Motta. O longa tem 2h20 muito bem narrados e construídos em cima da história de um cantor que sofre muitas reviravoltas e altos e baixos.

Nos minutos iniciais do filme, Tim, ainda chamado de “Tião da Marmita” na época, pois ajudava sua família na entrega de pratos caseiros, vai sendo desenhado. Logo no início percebemos sua infância humilde, mas desde já ele demonstra sua personalidade difícil e toda sua força que explode nas telas. Inconformado com sua realidade, porém orgulhoso de suas origens e vislumbrando se tornar um cantor de sucesso, ele forma um grupo musical com outros amigos, como Erasmo e Roberto Carlos, sendo que este último lhe vira as costas quando a fama sob a cabeça.

Todos os seus amigos que faziam parte do grupo vão se tornando bem sucedidos e ele com todo potencial na sua voz vai ficando para trás por falta de oportunidades e, às vezes, dedicação. Em uma tentativa de alavancar sua carreira ele viaja aos Estados Unidos e lá aprende muito sobre a música negra e o soul, fato que poderia ser mais explorado no filme, uma vez que se atenta mais em narrar sua permanência na prisão por porte de drogas e roubo, do que tratar de música.

Add a comment

Leia mais...

Documentários Políticos - 4.0 out of 5based on 1 vote

10 Melhores Documentários Políticos Brasileiros

Comício: São Paulo a Luiz Carlos Prestes (1945)

De Ruy Santos, o doc trata do comício de Luiz Carlos Prestes realizado em 15 de julho de 1945 em São Paulo. Este doc é registra um marco histórico por ser o encontro do líder após nove anos em que esteve preso.

Os anos JK: uma trajetória política (1980)

De Silvio Tendler, o doc faz uma retrospectiva desde o suicídio de Vargas, passando pela crise política até a posse de JK. Mostra todo o percurso do presidente na construção de Brasília. O doc se desenvolve até a chegada da ditadura com o Golpe Militar.

Linha de Montagem (1981)

De Renato Tapajós, este filme mostra a força do movimento operário em meados de 80, tendo o Lula à frente dos movimentos sindicais. As greves em São Bernardo do Campo explodiram ganhando aderência nacional.

Jango (1984)

Do diretor Silvio Tendler, o filme mostra a vida e principalmente trajetória política de João Goulart, presidente que foi deposto em 1964. De plano de fundo mostra a candidatura de Jânio Quadros e as manifestações da UNE (União Nacional dos Estudantes).

Volta Redonda – Memorial da Greve (1989)

De Eduardo Coutinho, este DOC também mostra a força do movimento operário na década de 70 com foco para a greve dos siderúrgicos em 80.

Maranhão 66

De Zelito Viana, este DOC foi encomendado por Sarney quando este tornou-se governador do Maranhão. Apesar da “encomenda” do político, o curta não favorece Sarney nem os outros políticos, mostrando as promessas eleitorais vazias e a cidade decadente.

Add a comment

Leia mais...

Facebook Fla 24Twitter Fla 24Linkedin Fla 24Googleplus Fla 24


Config
Filmes Brasileiros Off
Filmes Estrangeiros Off
Filmes Comedia Romantica Off
Filmes Acao Off
Filmes Infantis Off
Filmes Policiais Off
Filmes Faroeste Off
Filmes Medievais Off
Filmes Hq Off
Filmes Religiosos Off
Filmes Antigos
Filmes Musicais Off
Filmes Documentarios Off
Lista Filmes Off