Header Divider

A Bela e a Fera: um clássico e uma adaptação mágica

Bela Main

Sinopse 
Versão com atores do clássico “A Bela e a Fera”. Em uma pequena aldeia francesa, Bela (Emma Watson) tem o pai capturado por Fera e decide entregar sua vida ele em troca da liberdade do seu pai. No castelo ela faz amizade com objetos mágicos e descobre que Fera é, na verdade, um príncipe que precisa ser amado para voltar à forma humana.
 FICHA TÉCNICA
 Título original:Beauty and the beast
 Roteiro:Stephen Chbosky
 Diretor:Bill Condon
 Duração:1h29min
 Gênero:Aventura
 Atores:Audra McDonald, Dan Stevens, Emma Thompson, Emma Watson, Gugu, Mbatha-Raw, Ian McKellen, Josh Gad, Kevin Kline, Luke Evans
 País:Estados Unidos

Divider

Curiosidades

1- A Bela e a Fera é inspirada no conto de fadas francês de 1740, mas a versão mais conhecida é a de 1756 de Jeanne-Marie LePrince de Beaumont.

2- O filme traz novas gravações de cancões originais compostas por Alan Menken e Howard Ashman.

3- O famoso vestido de Bela no filme possui 55 metros de cetim organdi, 915 metros de fio e 2.160 cristais Swarovski.

A “Bela e a Fera” é um verdadeiro clássico e o primeiro filme em versão live action, com atores reais do conto de fadas. Diferente de outras adaptações como Malévola que faz referência à Cinderela o filme respeita a história original.

Com 45 minutos mais longo que o filme em animação, a história ganha mais drama e detalhes e uma escalação de elenco muito assertiva. Emma Watson está perfeita como Bela e se encaixou muito bem no papel. No conto de fadas original, Bela é uma moça mais cultuada por sua beleza, como se fosse inacessível a outras pessoas.

Bela 1

Já neste filme, Bela é digna, sociável, atenciosa. Na sua aldeia ela se destaca não só pela sua beleza, mas pela sua inteligência, por ser uma leitura assídua de romances.

Além disso, Bela é mais engajada e, mesmo sob críticas dos moradores, procura incentivar a leitura ensinando as meninas a ler e escrever, uma vez que na sua aldeia e aquela época isso apenas era reservado aos meninos. As meninas deveriam apenas aprender a cuidar da casa e cozinhar. Não à toa, Emma deve ter sido escolhida à dedo para o papel, uma vez que quem acompanha a atriz sabe como ela é ativista no movimento feminista.

A emoção do romance vivido por Fera e Bela se mantém e não há como não se emocionar com o amor que cresce entre os dois a medida que vão se descobrindo, se identificando e conhecendo. A cena da valsa com a música tema é talvez o momento mais emocionante do clássico. O filme, como não poderia deixar de ser, tem muitos musicais muito bem executados por Emma Watson e alguns momentos divertidos interpretados por Gastão.

Bela 2

Outro fato que merece destaque é a criação de um personagem gay que atua como melhor amigo e braço direito de Gastão. A criação desse personagem ganhou muita repercussão e surpreendeu por ser algo totalmente fora do comum em produções da Disney. A ideia é genial, pois pensando em um filme que será assistido por muitas crianças, naturalizar a homossexualidade desde cedo é um passo para o fim da homofobia.

A abordagem é sutil, mas já pode ser considerada uma evolução nesse tipo de filme, uma vez que o tema só é explorado em produções mais independentes. O longa é cativante e realmente agrada todo tipo de público, desde crianças até adultos nostálgicos.

 
01111111111Rating 0.00 (0 Votes)
Facebook Fla 24Twitter Fla 24Linkedin Fla 24Googleplus Fla 24


Config
Filmes Brasileiros Off
Filmes Estrangeiros Off
Filmes Comedia Romantica Off
Filmes Acao Off
Filmes Infantis Off
Filmes Policiais Off
Filmes Faroeste Off
Filmes Medievais Off
Filmes Hq Off
Filmes Religiosos Off
Filmes Antigos
Filmes Musicais Off
Filmes Documentarios Off
Lista Filmes Off